CLÍNICA MÉDICA

Teleconsulta

AVALIAÇÃO FÍSICA

O que é?

Exame que analisa o funcionamento do sistema cardiovascular quando submetido a esforço físico progressivo.

Para que serve?

Seus principais objetivos são avaliar e diagnosticar a presença de doença arterial coronária, medir a capacidade cardiorrespiratória, detectar arritmias desencadeadas pelo esforço e anormalidades da pressão arterial. Também é usado para a avaliação de alguma doença cardíaca já conhecida e para orientar a prescrição de exercícios físicos.

Como é feito?

Depois de medir a pressão e os batimentos cardíacos em repouso, são colados eletrodos no tórax e no abdome do paciente. Esses eletrodos monitorizam o funcionamento do coração por meio do eletrocardiograma. Pede-se ao paciente que caminhe (ou corra) na esteira, que terá velocidade e inclinação programadas pelo medico. Geralmente, o exame é interrompido quando o paciente chega ao seu grau máximo de cansaço ou se ocorrerem alterações cardiovasculares importantes. Não há limite de tempo, mas o exame dura, em média, 15 minutos, se considerarmos a fase de esforço e o período de recuperação em que o paciente ainda permanece monitorizado.

Recomendações

Riscos

A incidência de complicações graves como infarto, arritmias e parada cardíaca é muito baixa e menor do que 1 para cada 10.000 exames realizados. Entretanto, devido ao risco potencial de complicações, o exame deve sempre ser acompanhado por um cardiologista habilitado e experiente, apto para lidar com intercorrências e interpretar adequadamente o resultado do teste.

Orientações para o exame

Chegue 15 minutos antes do horário marcado.

Vestir roupa adequada para prática de atividade física.
Venha de tênis.
Não realizar exercícios antes do exame.
Não venha em jejum; porém faça uma refeição leve antes do exame.
Não passe hidratante no corpo.
Não fumar nem ingerir alimentos/bebidas que contenham cafeína nas 2 horas prévias ao exame.
Pode ser necessário interromper o uso de alguma medicação, a depender os objetivos do exame. Entretanto, a suspensão das medicações em uso fica a critério do médico do paciente.
Mulheres, favor comparecer com sutiã ou top de ginástica.

SOLICITE SEU AGENDAMENTO
Agendamento Online
Utilize o formulário para solicitar seu agendamento com nossa equipe de atendimento.